Tapioca - fundamental na sua dieta

Não tem gorduda, glúten, sódio e não precisa fritar

Tapioca - fundamental na sua dieta

Não tem gordura, glúten, sódio e não precisa fritar

Você sabe como torná-la funcional para atletas, executivos, modelos, donas de casa, hipertensos e diabéticos?

Usando a sabedoria antiga para a vida moderna.

Típica das regiões Norte e Nordeste, a tapioca tem origem indígena e já era citada nas cartas ao Rei de Portugal pelos desbravadores que aqui chegaram há mais de 500 anos.

A tapioca é considerada uma grande aliada das dietas modernas por ser um alimento com baixa caloria, energético, pouco sódio e sem glúten.

A tapioca oferece vitaminas do complexo B, B1 e B6, ácido fólico e minerais, vitamina K e uma fonte moderada de ferro e cálcio.   

Por ser considerado um alimento pouco calórico, a tapioca passou a ser um alimento ideal para quem quer emagrecer. Uma porção tem em torno de 80 Kcal e duas colheres de sopa tem em média de 14g de carboidrato e 1,7g de proteína. Ideal para substituir o pão francês.

Outro benefício importante é que por ser neutra, a tapioca ajuda a equilibrar o PH do corpo reduzindo a acidez do organismo.

Para os diabéticos, apesar de superar e substituir o pão francês com louvor, o seu consumo requer alguns cuidados. Devido aos seus carboidratos e ao seu alto índice glicêmico, a absorção do carboidrato é rápida e aumenta a taxa de açúcar no sangue em pouco tempo.  

Para baixar a carga glicêmica, uma sugestão é acrescentar fontes ricas em fibra à massa da tapioca, como farinha de linhaça, chia ou farinhas de frutas.

Para os atletas, por outro lado, a tapioca é ótima. Ideal para consumir antes ou após o treino.

Para os hipertensos, a tapioca é rica em potássio, mineral essencial para reduzir a pressão do sistema cardiovascular.

Para as donas de casa, modelos e executivos a tapioca elimina as calarorias, ajuda a manter a barriga na medida certa  e dá muita disposição.

Recheios certos

Para manter a tapioca no grupo dos alimentos saudáveis é importante ter cuidado com os recheios. Ela pode ser consumida a qualquer hora do dia. Sua versatilidade combina bem com muitas opções de recheios, mas prefira os mais saudáveis como queijos brancos, tomates e temperos naturais.

Experimente fazer receitas fáceis e práticas para incluir a tapioca na sua rotina naturalmente.

Semanalmente colocaremos receitas de tapioca aqui no nosso canal para ajuda-lo a ter todos os benefícios na sua dieta.

Aqui vai uma receita bem simples e light.

Tapioca light

Ingrediente da massa: 5 colheres de sopa de goma de tapioca hidratada.

Ingredientes do recheio: 2 folhas de alface, meia cenoura ralada, 3 fatias de peito de peru, 2 colheres de maionese light.

Preparo: pegue uma frigideira antiaderente e pré aqueça, coloque as cinco colheres de sopa da goma na frigideira e depois espalhe com uma colher.

Quando a massa estiver consistente, em uma metade, acrescente as folhas de alface, a cenoura e o peito de peru, depois dobre em formato de sanduíche. A maionese vai por cima, mas se quiser use azeite extra virgem, com moderação.

Outro recheio rico em vitaminas e antioxidantes é o de rúcula com tomate seco, experimente!

Para facilitar a sua dieta peça pelo Mercado em Casa Delivery. Entregamos tudo que você gosta no mesmo dia!